ESCOLA ESPIRITUALISTA INFANTIL - "CENTELHINHA"

 

Conteúdo Programático - Ciclos 1 e 2 / Conteúdo Programático - Ciclo 3 / Conteúdo Programático - Ciclo 4 /

Recursos Pedagógicos / Informações Complementares

 

 

            A CENTELHA DIVINA preocupa-se em desenvolver nas crianças a consciência espiritualista universalista, transmitindo-lhes noções de sociedade, moral, direitos e deveres, tendo por base o conhecimento da Doutrina Umbandista.

 

           Para isso, mantem em atividade a "CENTELHINHA", uma escolinha espiritualista infantil que atende crianças de 02 a 12 anos, divididas em ciclos de aprendizado de acordo com a idade e com o conhecimento já alcançado. O trabalho é desenvolvido por monitores que se dedicam tanto ao ensinamento teórico quanto ao prático, através da aplicação de atividades lúdicas (desenhos, brincadeiras, montagens), que visam facilitar a fixação das ideias, procurando, também, meios de comunicação ao alcance da mentalidade infantil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - CICLOS 1 E 2 (CRIANÇAS ATÉ 7 ANOS)

 

1)  DEUS E A CRIAÇÃO DIVINA - Apresentar o conceito de Deus e distinguir o que é criação divina do que é criação humana.

 

2)  O MUNDO MATERIAL - Identificar, dentre os elementos materiais, os que pertencem a cada um dos reinos (mineral, vegetal e animal), explicando a importância de cada um deles e a necessidade da conservação do meio-ambiente para a vida humana. Apresentar o sistema solar e os planetas que o compõem, localizando a Terra e estudando outros planetas.

 

3) O MUNDO ESPIRITUAL - Apresentar o mundo espiritual, explicando sua composição, o que é espírito e a vida na espiritualidade. Apresentar algumas localidades espirituais. Comparar a vida no mundo espiritual com a vida no mundo material. Apresentar os diversos tipos de espíritos.

 

4) LEI DA REENCARNAÇÃO - Explicar o que é reencarnação e o porquê da necessidade de haver muitos renascimentos. Explicar a Justiça Divina e dar noções de Karma. Falar sobre encarnação em outros mundos.

 

5)  LEI DA CONSERVAÇÃO - Explicar a necessidade da conservação do corpo físico e do cultivo dos bons hábitos de higiene, limpeza, alimentação e repouso. Diferenciar Saúde X Doença.

 

6) LEI DO TRABALHO - Explicar a necessidade do estudo e do trabalho para o adiantamento da humanidade e para a evolução do espírito. Apresentar várias profissões e atribuições. Explicar a função do dinheiro e comparar valores materiais com valores espirituais.

 

7) LEI DA SOCIEDADE - Explicar o papel de cada pessoa dentro de seu círculo de relacionamentos: casa, família, amigos, escola, bairro, etc, definindo os seus direitos e deveres dentro desses grupos sociais. Apresentar noções de civismo, respeito, caridade, convivência, compreensão e ajuda mútua.

 

8) MEDIUNIDADE - Explicar o que é mediunidade e as diversas formas de comunicação com o mundo espiritual. Mostrar as responsabilidades que a mediunidade traz e como deve ser tratada. Falar de energias, descontroles energéticos e auxílio espiritual.

 

9)  RELIGIÃO - Explicar o que é religião e porquê é importante para o ser humano. Falar sobre grandes personalidades das religiões, como Jesus, Krishna, Buda, Maomé e Allan Kardec. Apresentar uma visão universalista das religiões, tendo por base a Doutrina Umbandista.

 

10) UMBANDA - Apresentar, sucintamente, os pilares da Doutrina Umbandista, sua fundação, os Guias e Orixás, o que prega e sua vocação universalista.

 

 

VOLTA AO TOPO

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - CICLO 3 (CRIANÇAS ACIMA DE 7 ANOS)

 

1) RELIGIÕES DO MUNDO - Apresentar às crianças as noções e crenças básicas de várias religiões diferentes, possibilitando-lhes o desenvolvimento de ampla visão sobre religiosidade.

 

  1. A mais antiga – Religião da Deusa

  2. Hinduísmo

  3. Budismo

  4. Judaísmo

  5. Islamismo

  6. Cristianismo

  7. Kardecismo

  8. Umbanda

 

2) A UMBANDA - Apresentar às crianças os termos e práticas fundamentais presentes nos rituais umbandistas, favorecendo-lhes a familiarização com a religião.

 

  1. As palavras “Umbanda” e “Macumba”

  2. Sincretismo religioso

  3. Ecumenismo e Universalismo

  4. Filosofia, Ciência, Arte e Religião

  5. Aspectos Dominantes

  6. Jesus na Umbanda

  7. Rituais

  8. Fumos e bebidas

  9. Purificação: Banhos e defumação

  10. Força: Amaci, firmezas e obrigações

  11. Roupas e guias

  12. Pontos cantados, riscados e acesos

  13. Cumprimentos ao terreiro e aos irmãos

  14. Orixás e Guias

 

3) ORIXÁS E GUIAS - Apresentar às crianças os Orixás e Guias presentes na Umbanda; suas características, personalidades, etc.               

 

  1. Oxalá

  2. Iemanjá

  3. Nanã

  4. Oxum

  5. Iansã

  6. Obá

  7. Ewá

  8. Oxumarê

  9. Ogum

  10. Xangô

  11. Xapanã

  12. Oxossi

  13. Logunedé

  14. Ibeiji

  15. Iroco

  16. Exus e Pombagiras

  17. Caboclos e Caboclas

  18. Pretos-Velhos

 

4) OUTRAS INFORMAÇÕES

     

  1. Hino da Umbanda

 

VOLTA AO TOPO

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - CICLO 4 (CRIANÇAS ACIMA DE 7 ANOS)

 

1) Aplicação do método "CINCO MINUTOS DE VALORES HUMANOS", desenvolvido por Saara Nousiainen (Escritora, com mais de doze obras publicadas, teatróloga, radialista, com atividades sempre voltadas para o crescimento interior e ético do ser humano).

 

Este método visa apresentar e desenvolver nas crianças os conceitos como respeito, gratidão, paciência, cooperação, otimismo, etc.

 

VOLTA AO TOPO

 

 

RECURSOS PEDAGÓGICOS

 

1)       Visitas programadas a instituições de caridade, como asilos e orfanatos;

2)       Passeios ao Planetário, Jardim Botânico e Zoológico;

3)       Músicas e instrumentos musicais;

4)       Biblioteca de livros espiritualistas infantis;

5)       Recursos áudio-visuais (DVD, CD, etc)

6)       Atividades orientadas em sala de aula, utilizando tinta guache, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, papel picado, penas, etc.

 

VOLTA AO TOPO

 

 

 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

 

1)       Poderão ser inscritas crianças de 02 (dois) a 12 (doze) anos, as quais serão alocadas em turmas de acordo com a faixa etária.

2)       Local das aulas: CENTELHA DIVINA / Casa do Caboclo Ubirajara (CCU) - Rua João Rego, 265, Olaria.

3)       Dias e horários das aulas: segundas-feiras, simultaneamente ao Encontro dos Amigos de Ramatis.

4)       Todas as atividades realizadas na CENTELHINHA são inteiramente gratuitas.

5)       Outras informações: Entrar em contato com a Secretaria.

 
 
 
 
 

A CENTELHA DIVINA, por ser uma Missão Umbandista e por ter como referência a prática da caridade, do amor e do respeito ao próximo, seguindo as sagradas Leis de Umbanda, não exerce cobrança financeira de qualquer tipo, por qualquer atendimento ou trabalho realizado, bem com não realiza o sacrifício de qualquer animal, nem utiliza qualquer coisa de origem animal em seus rituais.