• Cinthia Dutra

CURSOS DE INTEGRAÇÃO E DE CAMBONAGEM - 2016



No ultimo dia 19 de fevereiro, tivemos em nossa casa a aplicação dos Cursos de Integração e Cambonagem. São cursos obrigatórios e de grande importância para médiuns que desejam se desenvolver mediunicamente na CCU (Casa do Caboclo Ubirajara). O curso foi aplicado a membros que irão ingressar e a todo o restante dos membros da casa como forma de relembrar os conhecimentos adquiridos anteriormente.

No Curso de Integração foram apresentadas aos membros informações importante e essenciais sobre normas e regras da Casa do Caboclo Ubirajara, assim como informações sobre a organização CENTELHA. Por abranger muitos temas e informações, foi apresentado um resumo do conteúdo da apostila que contém todas as informações de forma completa.

Foram apresentadas também informações sobre a parte organizacional da casa, tanto sobre a estrutura material como a estrutura espiritual, além de informações sobre mensalidades, grupos tarefas, trabalhos voluntários, regime de pontos, níveis e, por fim, regras de comportamento. Foram expostas também informações sobre os procedimentos que devem ser feitos desde o momento em que você adentra à casa até o momento que acaba a sessão.

O curso foi ministrado pelo irmão Nícolas, e complementado com instruções do Tata Luis.

Já no Curso de Cambonagem foram ensinados procedimentos e normas que devem ser seguidos pelos membros quando forem escalados para o trabalho de cambono, além de como preencher documentos e informações sobre localização de qualquer material que seja pedido durante as atividades. Ao final foi feita uma visitação interna à Casa do Caboclo Ubirajara, e foram dadas mais orientações com demonstrações da parte prática da atividade.

O curso foi ministrado pela Cambona-Chefe Cláudia com apoio da irmã Pâmela.

Ao final dos cursos, obtivemos alguns depoimentos dos membros de A CENTELHA DIVINA que participaram dos mesmos:

“- Esclarecedor! Gostei!” (Adriana Marques)

“- Grande oportunidade de melhora em nossas atividades espirituais e na participação na manutenção de nossa casa” (Mãe Alexandra Monteiro)

“- Achei o curso bom e muito produtivo” (Marco Antonio)

“- Sobre o curso? Espetacular! Adorei! Tirou todas as minhas dúvidas em tão pouco tempo... Acho que o curso foi especialmente para mim.” (Giselle Mello)

“- Gostaria de começar agradecendo o acolhimento e dizer que o curso foi muito importante, pois apesar de breve, deu o suporte necessário para minha iniciação. Sei que tenho muito a aprender e estou aberta para esse aprendizado. Desde já muito grata.” (Patricia Lucena)

Em conclusão, podemos avaliar que os Cursos de Integração e Cambonagem foram de essencial importância aos novos membros e aos membros que já trabalham na casa e, uma vez que, orientação e ensinamentos estejam sempre ao nosso alcance dentro de A CENTELHA DIVINA, basta aproveitarmos e engrandecer nossos espíritos.

Agradecemos ao Tata Luis, por nos proporcionar essa oportunidade de crescimento e aprendizagem; aos nossos Pais e Mães de Terreiro, por nos conduzirem e nos orientarem em nossos caminhos espirituais; e aos nossos irmãos Cláudia, Nícolas e Pâmela, por passarem para nós parte de seus conhecimentos e exemplos.

#cambono #cambonagem #integração #curso #umbanda #atualidades

62 visualizações

A CENTELHA DIVINA, por ser uma Missão Umbandista e por ter como referência a prática da caridade, do amor e do respeito ao próximo, seguindo as sagradas Leis de Umbanda, não exerce cobrança financeira de qualquer tipo, por qualquer atendimento ou trabalho realizado, bem com não realiza o sacrifício de qualquer animal, nem utiliza qualquer coisa de origem animal em seus rituais.